José Manuel Barbosa
.
Esta apresentação serviu de apoio à aula teórica acerca do Claro-Escuro, enquanto regente da Unidade Curricular de Desenho I da FAUP no ano lectivo 2018-2019.
.
Palavras chave: claro-escuro, elementos plásticos básicos (ponto, linha, mancha e plano), perspectiva atmosférica.
.
.
clicar na imagem para ampliar
.
.
.
Autores mencionados:
Anders Zorn
Andrew Wyeth
Antonio Lopez Garcia
Armin Landeck
Christo and Jeanne-Claude
Claude Lorrain
Claude Monet
Corbusier
Edward Hopper
F. W. Murnau
Georges Seurat
Giorgio de Chirico
Giorgio Morandi
Jackson Pollock
Joachim von Sandrart
João Nunes
Joaquim Pinto Vieira
Johann Kaspar Lavater
John Sell Cotman
Joseph-Benoit Suvee
Kumi-Yamashita
Leonardo da Vinci
Li Yun Tian
Man Ray Picasso
Pierre Bonnard
Plínio
Quintiliano
Rembrandt
Renoir
Richard Bunkall
Samuel von Hoogstraten
Steven Holl
Tadao Ando
Tim Noble and Sue Webster
Walter Benjamim
Yokoyama Taikan
Zhao Shao'ang
.
.
Bibliografia mencionada:
Arnheim, Rudolf — Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.
.
Bertin, Jacques — Sémiologie graphique: Les diagrammes, les réseaux, les cartes.
.
Chuan, Chieh — The mustard seed garden, manual of painting, (a facsimile of the 1887-1888)
.
Damásio, António — O livro da consciência – a construção do cérebro consciente.
.
Didi-Huberman, Georges — Atlas ou a gaia ciência inquieta.
.
Donis A. Dondis — Sintaxe da linguagem visual.
.
Gil, José — «Sem título» escritos sobre arte e artistas.
.
Hoffman, Donald D. — Inteligencia Visual.
.
Joly, Martine — A imagem e os signos.
Kandinsky, Wassily — Ponto, linha, plano.
.
MU (μ), Grupo — Tratado do signo visual.
.
Tanizaki, Jun’ichirô — El elogio de la sombra.
.
Villa, Rocio de la — De la pintura y otros escritos sobre arte.
.
.
.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário