PSIAX


Estudos e reflexões sobre desenho e imagem


É uma publicação não periódica dos docentes de desenho dos cursos de Arquitectura das Universidades do Porto e de Belas Artes das Universidades do Porto e do Minho, podendo ter como colaboradores autores de outras proveniências institucionais, profissionais e nacionais.

Porquê PSIAX?  PSIAX é o nome de um dos pintores de vasos gregos que terão introduzido a grande mudança do desenho com a técnica das figuras vermelhas, pelo início do séc. V a.C.. Este é um dos mais notáveis aspectos da arte do desenho e da sua adaptação a uma necessidade tecnológica, empresarial, ritual e social, num dos períodos mais relevantes da cultura grega. Retomar a memória longínqua do desenho, trazê-la para a actualidade, em que se exigem novos entendimentos de uma arte básica do ser-se humano.


A orientação editorial pretende promover e divulgar estudos sobre o papel que o desenho poderá desempenhar no nosso tempo, quer ele se concretize como processo de compreender o mundo, como meio de aprendizagem e ensino, e como elemento caracterizador essencial dos objectos artísticos já existentes ou a criar.
Se nos servirmos de uma analogia com a vida de Psiax, na Grécia clássica, e vivêssemos num período de figuras pretas, como se nos colocaria o quadro de inovação na representação da imagem nos artefactos que utilizamos dominantemente ou que poderão vir a ser utilizados? Ao ser produzido por meios digitais ou manuais o que se inova e constrói, como é que se acede a essas imagens, o que as caracteriza e como é que a representação ganha aspectos inovadores ou qualificadores da experiência artística?
Pretendemos dar a conhecer estudos sobre o desenho como imagem considerando que o desenho como arte plástica, manual ou digital, além de se constituir por um conjunto de elementos típicos e próprios da sua específica condição material é, acima de tudo, uma imagem que ocupa lugares no universo infinito de outras imagens materiais, foto-químicas e electrónicas que hoje nos envolvem. Ligar o passado do desenho, autores, modalidades, temas, tendências, escolas, com as urgências e o sentido de progresso e de ideologia, com as hipóteses que se levantam, com as necessidades que vão da sobrevivência ao sonho. Interessa a publicação de estudos monográficos, analíticos, doutrinais, programáticos, metodológicos e históricos desde que se estabeleça, em qualquer dos âmbitos, uma relação entre o passado e o presente. Isto é., interessa colocar as diversas perspectivas em debate, em sintonia, em confronto, em paralelo, em analogia com os problemas, os esforços, as realidades, as obras e as teorias do nosso tempo, quer no domínio da pedagogia, da teoria do desenho e da prática e expressão artística.

Responsáveis editoriais da série I:
Prof. Pintor Joaquim Pinto Vieira
Prof. Pintor Mário Bismark
Prof. Pintor Vitor Silva

Postos de venda:

Faculdade de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto.
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho

Loja da Universidade do Porto (Reitoria)
Praça Gomes Teixeira
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Nº 4, série II, 2020










RESPONSÁVEIS EDITORIAIS 

Natacha Antão

Sílvia Simões

Vítor Silva 


EDIÇÃO 

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto 

i2ADS – Instituto de Investigação em Arte,
Design e Sociedade / i2ads.up.pt
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 

Lab2PT – Laboratório de Paisagem, Património e Território Escola de Arquitectura da Universidade do Minho


DESIGN GRÁFICO 

Joana Lourencinho Carneiro


DESENHO DE CAPA 

Daniel Silvestre, s/título, aparo, pincel e tinta da china, 56,6 x 39,1 cm, Outubro de 2020. (por convite de Rui Neto) 


IMPRESSÃO E ACABAMENTO 

Gráfica Maiadouro


ISSN 

1647-8045


DEPÓSITO LEGAL 

436581/18


“Não é normal ter medo de andar sozinha na rua”. Uma resistência poética

à violência de gênero através do GPS Drawing

ALÍCIA BEATRICE GOMES DE MEDEIROS

9–16


Andar sem sair do sítio.

A parede de trabalho: espaço de navegação gráfica.

CLÁUDIA AMANDI, PAULO FREIRE DE ALMEIDA

17–24


As Ações de Praga: desenhar, caminhar e o corpo que narra

FÁBIO ARAÚJO, PAULO LUÍS ALMEIDA

25–34


Nos Bastidores do Desenho. Viagens com a Câmara Clara

PEDRO MAIA

35–42


Caminhar e desenhar como síntese da paisagem: a linguagem do desenho como processo de síntese no ensino da arquitectura paisagista

PAULA SIMÕES, SUSANA MENDES SILVA

43–49


Song of the Path

ROSIE MONTFORD

50–56


AllhiheyAll

VARIOUS ARTISTS

57–67


Wayseeing Maps

JOSÉ MIGUEL CARVALHO CARDOSO

68–83


Perimeter Series

METOD BLEJEC

84–93


Drawing Walking Fasai: Mapping the walking of a dog around

a local neighbourhood

MICHAEL CROFT

94–101


Walking on paper. An artistic ‘flaneur’ in the landscape and urban space.

STEFAAN VAN BIESEN

102–111

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Nº 3, série II, Abril 2019










Responsáveis Editoriais
Mário Bismarck (i2ADS / FBAUP)
Miguel Duarte (Lab2PT / UMINHO)
Vítor Silva (i2ADS / FAUP)

Edição
i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território
Escola de Arquitectura da Universidade do Minho
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Design
Pedro Brochado (i2ADS / FBAUP)
Desenho na capa
Cerca, Rui Neto

ISSN
1647-8045

Depósito legal
436581/18

Indíce:

5
Editorial
Miguel Bandeira Duarte

7
O que os olhos desenham
Helder Gomes

15
Limpando o vácuo
António Olaio

25
Frequentar o desenho
Ludmila Vargas Almendra

33
Carlos Lyster Franco
“120 anos a expor desenhos”
Luís Lyster Franco

43
“abs-ceno” versus “obsceno”:
as visibilidades do desenho
Mário Bismarck

47
Cerca
Rui Neto

55
A tenda quer-se com quem a entenda...
Processos de visibilidade do desenho na
representação de espaços pop-up
Flávia Costa

Paulo Luís Almeida

65
Fugas e Deambulações
Joana Paradinha
João Cabeleira
Manuel dos Reis
Mónica Faria
Natacha Antão
Vítor Martins

77
Lugares sem nome
Cláudia Amandi

87
Desenhar na incerteza

Da invisibilidade do processo à
visibilidade do projeto

nas artes plásticas
Sílvia Simões

Paulo Luís Almeida

J. Jorge Marques

95
O “livro em aberto” de Nuno Sousa.
Trans-aparecente e infra-ténue.
Vítor Silva

109
OSTENTAÇÃO E OSMOSE
As regiões invisíveis

do ensino do desenho
Philip Cabau
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Edição Especial, Dezembro 2017














Edição Especial: Desenho Na Universidade Hoje
Special Issue: Drawing in the University Today
Dezembro / December 2017

Responsáveis editoriais:
Mário Bismark
Vítor Silva
Miguel Duarte

Co-editores da edição especial:
José Maria Lopes
José Manuel Barbosa
Paulo Luís Almeida

Edição:
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

ISSN
1647-8045
Depósito Legal
436581/18

Indíce:

5
Editorial

7
Pedro Bandeira
Ainda 0 desenho?
Still Drawing?

11
Monika Weiss
Performing the Drawing - Performing Lament in Public Domain

21
Joaquim Pinto Vieira
A Floresta do Desenho
The Forest of Drawing

'ENHANCING EDUCATION THROUGH DRAWING'

27
James Walker
Learning to Draw from Forgotten Manuals

37
Roderick Mills
Drawing in the Age of Distraction

'VISUAL IMAGERY AND SCIENTIFIC PRACTICE'

45
Julia Midgley
Drawing Conclusions on Location

55
Marina Vale de Guedes
Retrato Robot: 0 Desenho da Identidade Ausente
Composite Sketches - Drawing an Absent Identity

65
Mitch Miller
More Than a Pun: The Role of Dialect and Dialectics in Shaping Dialectograms

'CREATIVITY, COGNITION AND ACTIVE PERCEPTION'

75
Michael Croft
Drawing with a View to Architecture: an Approach to Drawing that Begin,
to Suggest a Different Way of Articulating Space

85
Paulo Freire de Almeida
Retinotopia, Desenhos de uma Visao Condicionada
Retinotopy, Drawings of a Conditioned Vision

'THINKING DRAWING IN RESEARCH'

95
Laura Lisbon
Critical Limits: Drawing's Ground

101
Seymour Simmons III
Peircean Semiotics: a Philosophical Foundation for Teaching Drawing as
a Thinking in th University

‘MODES OF CONCEPTION REPORTS ON PRACTICE'

111
Antonio Alvaro Tordesillas / Carlos Montes Serrano
El Dibujo en la Ensefianza de Arquitectura: el Boceto Manual
y el Modelo Fotogrametrico
Drawing in Architectural Teaching: Manual Sketching and Photogrammetric Modelling

119
Helene Aerts I Robin Schaeverbeke / Ann Heylighen
Design Drawing / Drawing Design - What is it we Have to Teach and How?

127
Nuno Sousa
Primeiros Desenhos
_ 0 Inicio de um Projeto para uma Narrativa Gráfica e 0 Espaço das Coisas por Cumprir
First Sketches
_ The Beginning of a Graphic Novel Design and the Space of Unaccomplished Things

'ACTING THROUGH DRAWING'

137
Eirini Boukla
The Contemporary End

143
Filipa Malva
Space Page: Collaborative Drawing in the Rehearsal Room

151
Maria Hayes
Learning to Dance on the Page
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Nº 2, 2013, série II














Responsáveis editoriais:
José Maria Lopes
Miguel Bandeira Duarte
Vítor Silva

Edição:
FAUP, FBAUP, EAUM

Design gráfico:
Pedro Nora 2013

Desenho da capa:
Arlindo Silva, "Árvore da vida e da morte", 2012
Carvão sobre papel, 70x100 cm
por convite de Miguel Carneiro

ISSN
1647-8045

Depósito legal
317273/10

Indíce:

5
Editorial
José Maria Lopes, Miguel Bandeira Duarte, Vítor Silva

7
O projecto Atlas & Vocabulário de Desenho
Pedro Maia, Vítor Silva

11
Atlas como paradigma de investigação?
Vítor Silva

21
"Ato meu"
José Maria Lopes

31
Rasurar
Mário Bismarck

39
Desenho e figuração da(s) identidade(s)
Manuel Botelho

43
Desenhar e retratar um acordo de palavras
Artur Ramos

51
Natureza-morta.
Considerações nucleares sobre o termo,
o conceito e o género
Luís Fortunato Lima

63
O esquisso e a marca gráfica
Miguel Bandeira Duarte

71
Desenho Protocolar.
Inscrevendo a ação a partir de Günter Brus
Paulo Luís Almeida

89
Seurat, mulher lendo à luz da lâmpada
Paulo Freire de Almeida

101
Entre Vilhelm Hammershoi e Adolf Loos.
Uma coincidente condição de modernidade.
Ana Luísa Rodrigues

111
Fermentações 1
Qual é a existência do desenho?
Debate

120
Lista de colaboradores
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Nº 1, Setembro 2010, série II



Índice:

Editorial
05
Investigar em Desenho. Apresentação

09
Máquinas do Desenho e a Representação da Realidade.
O mundo visto por uma janela.
Pedro Maia

13
Arquitecturas Imaginárias.
Espaço real a ilusório no barroco português.
João Cabeleira

17
O processo como circunstância do desenho.
O desenho e processos não focados.
J. Jorge Silva Marques

23
O objecto de design através do desenho.
Graça Magalhães

28
Lugar e objecto como circunstância do esquisso.
Miguel Bandeira Duarte

34
Tecnologias do conhecimento:
O ensino de linguagens não verbais na era da web 2.0
Silvia Simões

39
O tema do devaneio nos retratos de Kamilla Swoboda por Oskar Kokoschka.
Carlos Cruz Corais

42
Associação e articulação das imagens do desenho no projecto.
A linguagem de desenho artístico na organização, planificação e comunicação das ideias.
José Manuel Barbosa

45
Algumas linhas de cor.
Natacha Antão

51
A investigação em Desenho.
Joaquim Pinto Vieira

55
Do Desenho como Material e Acção Prática
Paulo Freire de Almeida

59
Desenho e investigação: relações e distinções.
Vitor da Silva

63
Pentimento, ou fazer e feito, ou o desenho "abs-ceno", ou, talvez, o elogio do erro. 2ª parte
Mário Bismark

71
Nu de cor. Desenho a carvão sobre papel, assinado e datado: H. Pousã, 1881
Vitor da Silva

78
Biografias
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Nº 6 Abril 2008 série I



Índice:

1. O véu de Alberti e a origem das máquinas de desenho.
Pedro Maia

2. Francisco de Holanda: do informe à forma arquitectónica.
José Fernandes Pereira

3. Desenho e vejo a imagem do que imagino.
Joaquim Pinto Vieira

4. Funções e tarefas do desenho no processo artístico.
Cláudia Amandi

5. O desenho - espelho problemático
Manuel Ferreira

6. Pentimento, ou fazer e feito, ou o desenho "abs-ceno", ou, talvez, o elogio do erro.
Mário Bismark
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Nº5 Julho 2006 série I


Índice:

1. Francisco de Holanda. Desenho, um conceito mutante.
José Fernandes Pereira

2. Mancha directa. Referências no domínio da visualidade.
Paulo Freire de Almeida

3. Dois desenhos e uma fotografia.
O problema da representação e da percepção no desenho.
Raquel Pelayo

4. As máquinas do desenho.
Pedro Maia

5. Systema das proporções de João Cousin.
Um manuscrito de Henrique Pousão na Biblioteca da FBAUP.
Vitor da Silva

6. A investigação e a formação em desenho e nas artes.
Joaquim Pinto Vieira

7. O desenho para o esforço de ser integral no âmbito da liberdade
do ser que a criação proporciona.
Luís Filipe Rodrigues

8. Desenho e imagem.
José Manuel Barbosa

9. El processo creativo como dibujo o collage (Artista y bricolage).
José Rosendo Cid
(este texto aparece re-publicado, uma vez que no nº 3 da revista, foi inserido cortado.
Por essa razão pedimos as nossas sinceras desculpas)
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Nº 4 Junho 2005 série I



Índice:

1. Disegnare è insegnare.
Mário Bismark

2. Eu desenho e projecto.
Desenhar em alta e baixa tensão.
Joaquim Vieira

3. Desenhar a 4D. O problema do tempo e do espaço no Desenho.
Raquel Pelayo

4. Desenho, relevo e imagem.
Paulo Freire de Almeida

5. Desenhar direito por linhas tortas,
desenhar torto por linhas direitas.
Noémia Gomes

6. O desenho para a construção do eu numa dialéctica interior/exterior.
Luís Filipe Rodrigues

7. Esperando o sucesso: a auto-caricatura de Henrique Pousão.
Vitor da Silva

8. Vieira Lusitano por ele mesmo:
o artista como herói e o aprendizado de Desenho.
José Maria Lopes
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Nº 3 Junho 2004 série I



Índice:

1. Desenho & Confissões.
Valerio Adami

2. Desenho e Pintura não são o mesmo.
Joaquim Vieira

3. Considerações sobre o desenho: a acção de desenhar ou a grafia do sintoma.
Graça Magalhães

4. El processo creativo como dibujo o collage (Artista y bricolage)
José Rosendo Cid

5. Das funções do desenho.
Aspectos para a interpretação das imagens.
Jorge Marques

6. Bonnard na paisagem: um diário de sensações.
Carlos Corais

7. Imagens do desenhador: "O artista na infância" de Soares dos Reis e
"Esperando o sucesso" de Henrique Pousão.
Vitor da Silva

8. Contornando a origem do desenho.
Mário Bismark

9. Referências sobre o Digital na Arquitectura.
Gonçalo Furtado e José Pedro Sousa
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Nº2 Maio 2003 série I


Índice:

1. O voo e o pássaro no desenho de uma geografia interior.
Marta Seixas

2. Infância, experiência e história do desenho: "esperando o sucesso", uma pintura de Pousão de 1882.
Vitor da Silva

3. A necessidade da representação.
Representação, Abstração e Apresentação.
Joaquim Vieira

4. Notas à mancha (a propósito da visão impressionista de Emil Nolde sobre o Porto de Hamburgo).
Carlos Corais

5. Abel Salazar. Desenho / um diário de imagens.
Anabela Rocha Paiva

6. 4 modos de Desenho para uma percepção desenvolvida.
O desenho do natural como método pedagógico.
Susana Vaz

7. Algumas contribuições para uma definição alargada de desenho.
Lino Fernandes

8. Desenho sem corpo? Desenho na era dos "cyborgs".
Teresa Eça
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Nº 1 Março 2002 série I



Índice:
1. Concepción y representación de la arquitectura.
La enseñanza de los nuevos medios y un antiguo debate.
Lino Cabezas Gelabert

2. Como está a vontade de desenhar?
Joaquim Pinto Vieira

3. El grafismo atrincherado.
Expectativas actuales del dibujo dentro de las artes plásticas.
Juan José Fuentes Alegria

4. Disegno e Desenho: Dantes e Agora.
Vitor da Silva

5. O exercício do desenho do natural e a educação da sensibilidade.
Susana Vaz

6. Campo de acção e imediaticidade do desenho.
Raquel Pelayo

7. Diagramas e funções diagramáticas como imagens operativas.
Paulo Freire de Almeida

8. O desenho na era da imagem digital.
José Manuel Barbosa

9. Reflexiones en torno al concepto de boceto.
J. Rosendo Cid
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