Armando Ferraz (até 2022), José Maria Lopes, Luís Lima (até 2020), Marco Mendes (até 2016), Nuno Sousa (até 2022).
mais tarde juntaram-se:
Filipe Matos (até 2022), Isabel Carvalho, Jorge Abade (até 2022), Ricardo Leite (até 2022) e Sofia Barreira (até 2022).
.
Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho1FAUPBlogspot.com)
.
.
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
.
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
.
.
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
.
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
.
.
..
+ exemplos ▷ CAIXAS V
.
+ exemplos ▷ CAIXAS V
.
Júlia Gonçalves, A3, 2015 |
Ana Sofia Pinto, A3, 2014 |
Pedro Manuel, A2, 2011 |
.
.
.
.
.
.
«As técnicas do registo gráfico, o contacto e a descoberta de instrumentos disponíveis, o conhecimento das suas características e o seu uso correcto e optimizado são uma das funções instrumentais mais decisivas no desenho». Joaquim Pinto Vieira
..
.
+ exemplos ▷ PEÇAS de METAL I
.
Ana Sofia Pinto, carvão, 2014 |
Marta Moreira, A3, 2013 |
Inês Vasconcelos, A3, 2015-2016 |
.
+ exemplos ▷ MÃOS
.
Sofia Furtado, A3, 2020-2021 |
Rita Paralvas, A3, 2020-2021 |
Rodrigo Bulhosa, A3, 2020-2021 |
.
Roni Martins, A3, 2021-2022 |
.
Maria do Carmo Guerra, A3, 2021-2022 |
.
+ exemplos ▷ FAUP - Jardim CCR
.
.
.
.
+ exemplos ▷ OBJECTOS - Natureza morta
Jessica Formela, A5, 2015 |
Nuno Sarmento, A5, 2015 |
.
.
.
«Quando “Eu” apreendo o betão como sendo qualquer coisa fria e dura, “Eu” reconheço o corpo como sendo quente e macio. Deste modo, o corpo, na sua relação dinâmica com o mundo torna-se Shintai. O Shintai é um ser sensível que responde ao mundo» Tadao Ando
.
.
..
.
+ exemplos ▷ OBJECTOS - Natureza morta
.
.
.
FEUP - Faculdade de Engenharia
.
.
.
.
.
.
.
.
Hugo Costa, A3, 2019-2020 |
.
.
.
.
Pedro Almada, A3, 2019-2020 |
.
.
.
Diogo Pontes, A3, 2021-2022 |
.
Alessandra Galer, A3, 2018-2019 |
.
.
BOTÂNICO
.
Eduardo Costa, A3, 2003 |
David Porcher, A2, (?) |
Esfolado, cabeça, A2, (?) |
.
BOTÂNICO
.
Contorno, caneta, A3, (?) |
Contorno, caneta, A3, (?) |
.
FEUP - Faculdade de Engenharia
.
Teresa Almeida, 2008 |
Contorno, caneta, A3 |
.
.
.
«O desenho realiza-se pelo reconhecimento das virtualidades que têm as linhas e as manchas e pelo carácter da sua convencionalidade. A cada linha, a cada mancha, está associada, intimamente, uma forma, uma escala, uma técnica, um tempo, um rítmo». Joaquim Pinto Vieira
.
..
.
.
.
Ai os contornos, que desafio. Mas agora é uma forma de expressão favorita!
ResponderEliminar