José Manuel Barbosa (2000 até 2024)
Armando Ferraz (2010 até 2022), Luís Lima (2010 até 2020), Marco Mendes (2010 até 2016), Nuno Sousa (2010 até 2022), Isabel Carvalho (desenhos referentes ao período de 2004 a 2007)
e José Maria Lopes (coordenador da UC de Desenho.
mais tarde juntaram-se:
Filipe Matos (2021 até 2022), Jorge Abade (2018 até 2022), Ricardo Leite (2020 até 2022)
.
Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho1FAUPBlogspot.com)
.
.
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
.
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
.
.
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
.
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
.
.
..
+ exemplos ▷ CAIXAS V
.
+ exemplos ▷ CAIXAS V
.
Júlia Gonçalves, A3, 2015 |
Ana Sofia Pinto, A3, 2014 |
![]() |
Pedro Manuel, A2, 2011 |
.
.
.
.
.
.
«As técnicas do registo gráfico, o contacto e a descoberta de instrumentos disponíveis, o conhecimento das suas características e o seu uso correcto e optimizado são uma das funções instrumentais mais decisivas no desenho». Joaquim Pinto Vieira
..
.
+ exemplos ▷ PEÇAS de METAL I
.
Ana Sofia Pinto, carvão, 2014 |
![]() |
Marta Moreira, A3, 2013 |
Inês Vasconcelos, A3, 2015-2016 |
.
+ exemplos ▷ MÃOS
.
Sofia Furtado, A3, 2020-2021 |
![]() |
Rita Paralvas, A3, 2020-2021 |
Rodrigo Bulhosa, A3, 2020-2021 |
.
Roni Martins, A3, 2021-2022 |
.
![]() |
Maria do Carmo Guerra, A3, 2021-2022 |
.
+ exemplos ▷ FAUP - Jardim CCR
.
.
.
.
+ exemplos ▷ OBJECTOS - Natureza morta
Jessica Formela, A5, 2015 |
![]() |
Nuno Sarmento, A5, 2015 |
.
.
.
«Quando “Eu” apreendo o betão como sendo qualquer coisa fria e dura, “Eu” reconheço o corpo como sendo quente e macio. Deste modo, o corpo, na sua relação dinâmica com o mundo torna-se Shintai. O Shintai é um ser sensível que responde ao mundo» Tadao Ando
.
.
..
.
+ exemplos ▷ OBJECTOS - Natureza morta
.
.
.
FEUP - Faculdade de Engenharia
.
.
.
.
.
.
.
.
Hugo Costa, A3, 2019-2020 |
.
.
.
.
Pedro Almada, A3, 2019-2020 |
.
.
.
Diogo Pontes, A3, 2021-2022 |
.
Alessandra Galer, A3, 2018-2019 |
.
.
BOTÂNICO
.
Eduardo Costa, A3, 2003 |
David Porcher, A2, (?) |
Esfolado, cabeça, A2, (?) |
.
BOTÂNICO
.
Contorno, caneta, A3, (?) |
Contorno, caneta, A3, (?) |
.
FEUP - Faculdade de Engenharia
.
![]() |
Teresa Almeida, 2008 |
![]() |
Contorno, caneta, A3 |
.
.
.
«O desenho realiza-se pelo reconhecimento das virtualidades que têm as linhas e as manchas e pelo carácter da sua convencionalidade. A cada linha, a cada mancha, está associada, intimamente, uma forma, uma escala, uma técnica, um tempo, um rítmo». Joaquim Pinto Vieira
.
..
.
.
.
Ai os contornos, que desafio. Mas agora é uma forma de expressão favorita!
ResponderEliminar