Notas: História - uma genealogia

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(1) Referente ao artigo publicado na revista Science e na página electrónica da Fundação Bradshaw, “Blombos Cave’s 100.000 year-old Ochre-processing”, de Outubro de 2011. 


(2) Caverna de Chauvet - desenhos com 30.000 ou 32.000 anos aproximadamente <www.culture.gouv.fr/culture/arcnat/chauvet/en/>


(3) Caverna de Lascaux - desenhos com 20.000 anos aproximadamente <www.lascaux.culture.fr/#/fr/00.xml>


(4) Arts CorrespondentThe Times, Setembro de 2011 <http://www.bradshawfoundation.com/index.php>


(5) LEROI-GOURHAN, André, O gesto e a palavra, 2 – memória e ritmos, p. 220. 


(6) in Browder, Anthony T., Nile Valley Contributions To Civilization (Exploding the Myths) vol. I, p. 170 e 171. 


(7) LEROI-GOURHAN, André, Op. Cit., p. 221.


(8) FURTADO, José Afonso, Os livros e as leituras, p. 33. 


(9) <http://tipografos.net/>


(10) GUTENBERG MUSEUM <www.gutenberg-museum.de/>


(11) PAIXÃO, Pedro A. H., Desenho – A transparência dos signos, Assírio & Alvim, Lisboa, 2008. 


(12) Mais informação em <http://penn.museum/sites/egypt/writing.shtml> e <http://www.tipografos.net> 


(13) Com origem em duas palavras gregas, hierós – sagrado e glýphein – gravar, escrita, ou seja, escrita sagrada; que apesar de serem considerados como um tipo de escrita por narrarem algo, de facto já comunicavam histórias, assemelhando-se mais a conjuntos de pequenos desenhos esquemáticos. Idem. 


(14) PAIXÃO, Pedro A. H., in Desenho – a transparência dos signos, p. 43. 


(15) MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel, Op. Cit., p. 472.


(16) MAYER, Ralph, Materiales y técnicas del arte, p. 261 (T. A.).


(17) Segundo a página electrónica tipógrafos.net.


(18) Refere Lino Cabezas em Los nombres del dibujo. 


(19) MAYER, Ralph, Op. Cit., p. 1 (T. A.).


(20) BIBLIOTECA UNIVERSAL <www.universal.pt>


(21) Segundo Lino Cabezas em Los nombres del dibujo.


(22) INFOPÉDIA <www.infopedia.pt>


(23) ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com> 


(24) De origem romana, o stilum ou ponta metálica era feito em variados materiais, e cada um deles deixava um tipo de traço diferente. Inicialmente utilizou-se a ponta de chumbo, de traço cinza escuro. No entanto, a sua maleabilidade excessiva fez com que se inserisse estanho na composição, o que proporcionou um traço mais claro e utilizado apenas para esboços. A partir do século XV prevaleceu a ponta de prata, que fornecia um traço consistente. in INFOPÉDIA <www.infopedia.pt/$tecnicas-de-desenho-e-pintura>


(25) MAYER, Ralph, Op. Cit., p.2 (T. A.). 


(26) MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel, Op. Cit., p. 456. 


(27) «alguns terão identificado a pedra negra de Cennini, que mais tarde também se chamaria “pedra de Itália” com a grafite que na mesma época também se utilizava triturada como pigmento negro» in MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel, Idem, p. 457 (T. A.). 


(28) CABEZAS, Lino, Idem, p. 457. 


(29) CABEZAS, Lino, Idem, p. 457. 


(30) Segundo Lino Cabezas, a etimologia da palavra lápis vem do latim e significa pedra e, lápis, é a variante da antiga lapiseira.


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