Perspectiva, dispositivo de continuidade - NOTAS

(1) «A perda de definição com a distância preocupava Leonardo, pelo menos, tanto como as leis da perspectiva geométrica. Chamava expressivamente a este fenómeno prospettiva de’ perdimenti, a perspetiva do desaparecimento mas, a maioria das vezes chamava “perspetiva aérea” (...). A perspetiva linear, como me esforcei por demonstrar, apoia-se em critérios rigidamente objetivos mas, a perspetiva do desaparecimento não. A vista, a iluminação, as condições atmosféricas, a própria natureza dos objetos – a sua cor, textura, o contraste com o que os rodeia -, estas e outras variáveis têm a sua influência». in GOMBRICH, E. H., La imagen y el ojo, Editorial Debate, Madrid, 2000, (1982), p. 262.
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(2) No entanto, como afere Gombrich em Arte e ilusão, a perspetiva é um sistema válido na construção das imagens com o intuito de criar a ilusão de espaço.
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(3) XAVIER, João Pedro, Sobre as origens da perspectiva em Portugal, FAUP, Porto, 2006, p. 107.
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(4) CABEZAS, Lino; DAMISH, Hubert; PANOFSKY, Erwin; XAVIER, João Pedro; ZUVILLAGA, Javier Navarro.
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(5) VITRÚVIO, Tratado de arquitectura, IST Press, Lisboa, 2009, p. 126.
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(6) VITRÚVIO, Idem, p. 126.
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(7) PANOFSKY, Erwin, A perspectiva como forma simbólica,  Lisboa, 1999, p. 39-40.
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(8) XAVIER, João Pedro, Op. Cit., p. 31.
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(9) Panofsky in MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel, RUIZ, Catalina, Zugasti, Ana, La representación de la representación, Madrid, 2007, p. 148.
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(10) XAVIER, João Pedro, Op. Cit., p. 23.
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(11) XAVIER, João Pedro, Idem, p. 24.
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(12) Poncelet, Jean-Victor, matemático e engenheiro francês. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>
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(13) Artista italiano. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>
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(14) XAVIER, João Pedro, Idem, p. 108.
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(15) Arquiteto italiano. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>
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(16) Arquiteto e escultor austríaco. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>
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(17) CABEZAS, Lino, El dibujo como invención – idear, construir, dibujar, Madrid, 2008, p. 313.
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(18) Pintor italiano. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>.
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(19) Giovanni Battita Piranesi, Étinne-Louis Boullée, Antonio Sant’Elia, Yakov Chernikhov.
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(20) Arquiteto finlandês. ENCYCLOPEDIA BRITANNICA <www.britannica.com>.
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(21) SAINZ, Jorge, El dibujo de arquitectura – teoría e história de un lenguaje gráfico, Barcelona, 2005, p. 128.
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(22) VAGNETTI, citado por SAINZ, Jorge, Idem, p. 135.
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(23) «a variante do vidro, (já mencionamos a sua possível ligação à primeira experiência brunelleschiana), (...) de Alberti, que o próprio já admitia que fosse uma superfície de vetro tralucente». In XAVIER, João Pedro, Op. Cit., p. 132.
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(24) XAVIER, João Pedro, Idem, p. 133.
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(25) «acabando por se confirmar com a publicação do tratado de Brook Taylor, intitulado precisamente Linear Perspective, surgido em 1715, seguido dos New Principles of Linear Perspective, de 1719, obras que consagram definitivamente a perspectiva como sistema descritivo» in XAVIER, João Pedro, Idem., p. 136.
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(26) Albrecht Dürer, 1471-1528 in MOLINA, Juan José Gómez (Coord.), Nombres del dibujo. Madrid, 2005.
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(27) ZUVILLAGA, Javier Navarro de, Mirando a través - la perspectiva en las artes.Barcelona, 2000.
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(28) GOMBRICH, E. H., Arte e ilusão – uma estudo da psicologia da representação pictórica, Martins Fontes, São Paulo, 2007, p. 29.
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(29) ZUVILLAGA, Javier Navarro de, Op. Cit., p, 9.
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(30) ZUVILLAGA, Javier Navarro de, Idem, p, 11.
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(31) Constable citado por GOMBRICH, E. H., Op. Cit, p. 33.
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(32) GOMBRICH, E. H., Idem, p. XXII.
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(33) ZUVILLAGA, Op. Cit., p, 147.
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(34) CARNEIRO, Alberto, Campo sujeito e representação no ensino e na prática do desenho/ projecto, FAUP publicações, Porto, 1995, p. 25.
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(35) Luigi Vagnetti in SAINZ, Jorge, Op. Cit., p. 135/6.
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(36) MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel, Op. Cit.
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